Pular para o conteúdo

Corretora de Seguros Mazzolla

cotação

como prevenir incendio residencial

Como prevenir incêndios residenciais?

Incêndios de qualquer natureza podem ser devastadores para os bens materiais, contudo, os danos emocionais e físicos na maioria das vezes são irreparáveis. Dessa forma, atuar de forma preventiva sempre é o melhor a ser feito.

Listamos dicas elementares e que, infelizmente muitas vezes, são ignoradas

• Se você fuma, apague seu cigarro sempre em cinzeiros e não jogue as pontas pela janela, no jardim ou em qualquer lugar que não seja apropriado.
• Certifique-se sempre que os fósforos estejam apagados antes de jogá-los no lixo, uma dica simples é sempre apagar os fósforos na água.
• Materiais inflamáveis e produtos de limpeza em geral devem ser armazenados em suas embalagens originais, sempre na vertical, em lugares resguardados e à prova de fogo e calor. Os cuidados na hora da manipulação desses tipos de materiais devem ser redobrados.
• Não se esqueça de sempre desligar equipamentos elétricos após a utilização, principalmente o ferro de passar que é muito fácil de se esquecer ligado
• Muito cuidado com a utilização de plugues ‘’T’’ e extensões, ao sobrecarrega-los eles poderão gerar calor excessivo e curtos-circuitos que poderão desencadear incêndios ou grandes danos elétricos.
• Nunca coloque qualquer recipiente metálico no micro-ondas.
• Sempre verifique se a válvula de pressão de sua panela de pressão está funcionando corretamente e se certifique de que não está entupida.
• Ao comprar um botijão de gás, certifique-se de que ele tem a identificação do Inmetro gravada e recuse comprar caso não a tenha ou caso seu lacre esteja rompido ou avariado.
• Após a instalação, passe espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás/regulador de pressão. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação, se ainda assim o vazamento continuar, leve o botijão para local ventilado, deixe o regulador desconectado e chame a assistência técnica.
• Faça sempre check-ups na rede elétrica da residência, fios desencapados ou mal instalados podem gerar sobrecarga e curtos-circuitos.
• Sempre chame um profissional qualificado para instalações elétricas e manutenção em fiações. Também opte por um profissional qualificado para manutenção e instalação da rede de gás.

Como agir em caso de incêndio

• O primeiro passo é tentar manter a calma e tentar desligar a rede elétrica e de gás.
• Se o foco for bem pequeno, não jogue água, utilize um pano para abafar as chamas, retirando o oxigênio.
• Se o incêndio for no prédio de seu apartamento, não utilize o elevador, desça sempre pelas escadas,
• Feche todas as portas pelas quais você atravessar para tentar evitar ao máximo propagar oxigênio, correndo o risco de aumentar as chamas. Muito cuidado com as portas, antes de abri-las sinta se estão quentes ou não e nunca abra a porta muito rápido ou fique parado diretamente em frente a ela.
• Caso fique preso em meio à fumaça, respire fundo e rápido. Se possível utilize um pano molhado como máscara, mantenha-se molhado o máximo possível.
• Seja com você ou quaisquer lugares em que você veja acontecendo, sempre chame os bombeiros com a maior rapidez possível.
• Procure abaixar-se para sair de um local com fumaça ou chamas, o calor e a fumaça se acumulam nas partes altas dos cômodos e inala-los poderá causar inconsciência e queimaduras nos pulmões.
• Não volte por qualquer objeto, sua integridade física vale mais do que qualquer outra coisa.

Seguro contra incêndio

Você sabia que existe um seguro para a residência que cobre danos ocorridos por incêndio?

É uma cobertura ampla e que pode ser acionada por incêndio de qualquer natureza. Por exemplo: Imagine que há um celular carregando na tomada e essa tomada sofre uma descarga de energia e o carregador explode, dando início a um incêndio. Esse incêndio se alastra e queima total ou parcialmente a estrutura do seu imóvel e seus bens. Tudo por um acidente aparentemente banal e cotidiano, mas que, infelizmente, acontece muito.

Claro que o mais importante é sua integridade física e dos residentes, porém, o cliente que tem um seguro residencial de incêndio fica mais tranquilo, pois tem um valor contratado para reconstruir o que foi destruído e repor seus bens.

Com o seguro contra incêndio vem também a cobertura de perda e pagamento de aluguel, que nada mais é do que um valor estipulado de reembolso caso o segurado não possa ficar em sua residência e pague uma moradia temporária durante a reforma do imóvel incendiado. Essa cobertura traz segurança e conveniência na hora certa. Você tem sua casa reconstruída e enquanto isso, se não puder habitá-la, pode ficar em um local temporário com a garantia de que será reembolsado.

O seguro de incêndio e perda de aluguel tem um custo bem reduzido tanto para casas, quanto para apartamentos e vale a pena conhecer.

Além de incêndios, há ainda a possibilidade de contratação de mais coberturas. Simulamos tudo conforme a sua necessidade, propondo o que mais se encaixa para o seu perfil.

Assuntos relacionados a como prevenir incêndios residenciais

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma cotação
Rate this post