Pular para o conteúdo

Corretora de Seguros Mazzolla

cotação

como proceder em caso de enchentes

Como proceder em casos de enchentes?

Preparamos algumas dicas simples que poderão fazer toda a diferença

Com a temporada de chuvas, é muito comum algumas regiões mais baixas ou próximas de rios, sofrerem com enchentes. Os que já passaram por isso sabem como é perigoso e desorientador.

Como devo proceder diante desse evento?

Fique atento nas áreas com maior potencialidade de chuvas e recorrência de enchentes ou alagamentos. Se você transita sempre por uma dessas áreas, observe condições climáticas e evite deixar seu veículo estacionado nessas áreas e, se possível, evite essas vias.

Manter a calma: sempre que um evento desses acontece, é essencial respirar fundo e se acalmar para proceder da maneira mais correta e segura.

Nunca dirija em ruas alagadas, isso põe em risco a sua vida e a vida de seus passageiros. Caso você seja pego de surpresa por uma enchente ou enxurrada, e conseguir sair do carro com segurança, vá para um lugar alto e seco. Você pode perder o controle da direção e o carro pode flutuar e ser levado para locais mais profundos, já com poucos centímetros de água chegando ao assoalho. 

Depois da enchente: só volte ao local se as autoridades o declararem como seguro.

Caso haja pertences pessoais no carro, limpe-os e desinfete-os após o contato com a água que pode estar misturada com lama, lixo, esgoto e demais materiais contaminantes.

Como proceder com o meu seguro em caso de enchentes?

O seguro cobre danos da natureza quando os danos são inevitáveis, porém, existem restrições nas entrelinhas, quando o cliente agrava o risco do sinistro, a seguradora pode recusar a indenização.

Abaixo estão algumas dicas que podem ajudar a não perder a cobertura securitária:
• Nunca enfrente um alagamento, a seguradora pode entender risco desnecessário e negar a indenização, caso saiba que uma via pode estar sujeita a alagamentos, mude a sua rota imediatamente.
• Caso o carro esteja estacionado, encheu e esvaziou, deixe-o lá e avise a seguradora para tomar as melhores providências.
• Uma dica muito importante: NUNCA ligue seu carro após ele ser exposto a uma enchente ou um alagamento, pode haver resquício de agua no motor e quando ligado ele dá um problema chamado ‘’calço hidráulico’’, quando isso acontece a seguradora entende que o cliente agravou o risco e não cobre o carro.
• Acione a seguradora imediatamente informando o sinistro e solicitando o guincho para que a remoção seja realizada pela seguradora.
• Lembre-se, alguns eventos da natureza não podem ser controlados pelo homem, contudo a prudência e a informação sempre são grandes aliados.

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma simulação
Rate this post