Pular para o conteúdo

Corretora de Seguros Mazzolla

cotação

previdencia privada

Previdência Privada Dúvidas Comuns

Mesmo após tanto se falar sobre o assunto, fizemos uma pesquisa em nosso perfil de Instagram e constatamos que 62% das pessoas que votaram, não sabem como funciona a previdência privada.

Separamos as principais dúvidas que você precisa saber para ficar por dentro e começar a contribuir

Para que serve a Previdência Privada?

A previdência privada individual, também chamada previdência complementar, é como se fosse uma poupança planejada para o futuro, constituindo um fundo de reserva.
O seu plano vai depender muito do seu intuito para o futuro, do quanto você vai precisar para complementar a sua renda na terceira idade.

O habitual é que a pessoa faça com o seguinte pensamento: Hoje eu recebo X, quando eu aposentar vou receber Y, quando eu preciso aplicar em previdência para poder manter meu estilo de vida atual quando eu me aposentar?

Mas você ainda pode se planejar para não receber como complementação de renda, pode escolher fazer a retirada total quando chegar a idade de saída para viajar, aplicar, investir, etc.

Preciso do meu dinheiro, posso retirar antes da data de saída?

Sim, existe o resgate, que pode ser parcial ou total, de qualquer maneira impostos governamentais incidem e, dependendo do tempo de plano, a empresa cobrará taxa de carregamento, que vai estar demonstrada em tabela na proposta.

Quando você resgata totalmente você saca todo o montante do seu fundo de reserva, cancelamento o fundo de previdência, tendo a opção de deixar um valor mínimo e continuar contribuindo, nesse caso em especifico o fundo não é cancelado.

Quando você resgata parcialmente o valor sai do fundo de reserva, nesse momento o imposto e quaisquer taxas já são descontados.

Posso deixar um beneficiário para receber meu dinheiro caso algo aconteça comigo?

Sim, no momento em que é feita a proposta de previdência é possível designar beneficiários.
Após a emissão do certificado de previdência, os beneficiários ou sua porcentagem de recebimento podem ser alterados.

 

Quero fazer uma previdência para meu filho recém-nascido desde já, é possível?

Sim, a previdência tem o plano infantil, nele a partir do momento em que a criança tem CPF já é possível começar a contribuir.

Essa é uma modalidade diferente, ela pode ter dois segmentos:

Para pais que pensam mais a frente, realmente na aposentadoria dos filhos, que fazem com o intuito de reverter essa previdência infantil para uma adulta e assim continuar contribuindo ou até mesmo a criança quando se tornar adulta dar continuidade.

Para pais que fazem a previdência infantil quando a criança nasce e quando chega a idade de saída (geralmente 18 anos) a reserva é utilizada para estudos, a compra do primeiro carro, etc.

Quais são os planos que eu posso aderir?

A previdência tem dois tipos de planos:

PGBL – esse plano é ideal para quem declara imposto de renda, nele você consegue deduzir até 12%, porém, quando ocorre qualquer resgate as taxas e descontos não deduzidos do valor total (valor poupado + os rendimentos)

A VGBL – esse plano é o ideal para quem faz a declaração simplificada do IR, nele você não consegue deduzir do IR, em contrapartida, quando há qualquer resgate os impostos e taxas são deduzidos apenas do rendimento.

Estou com dificuldades financeiras, preciso cancelar minha previdência para parar de pagar?

Não, você pode ‘’congelar’’ a sua previdência por um determinado tempo e depois continuar contribuindo, é só solicitar para a sua corretora.

Seja qual for a sua escolha, o planejamento financeiro para o futuro é ideal para garantir o conforto e o padrão de vida na melhor idade ou até mesmo o planejamento para o futuro dos seus filhos.

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma simulação
Rate this post